Mensagem

A SOBERANIA DE DEUS

Leitura: Jó 1:1-3

“Quem é esse que obscurece o meu conselho com palavras sem entendimento”.
(Jó 38:2)

           Jó era temente a Deus e se desviava do mal, mas durante a difícil provação que viveu, sem entender por que Deus permitiu que o mal o atingisse tão duramente fez afirmações sem entendimento. Então quando Deus revelou-se a ele, lhe fez a pergunta do texto acima. À medida que Deus continuou a questioná-lo, ele compreendeu que para fazer cumprir sua vontade Soberana, Deus age com base em alguns parâmetros, dos quais quatro vemos claramente na história.
           A Sua presciência, que é o conhecimento pleno de todas as coisas e em relação a todas as Suas decisões. Deus nunca é tomado de surpresa, em relação ao desenrolar dos acontecimentos. Ele tem planos para todos os seres humanos, mesmo antes de nascerem, e sabe o que é melhor para cada um de nós.
           O Seu amor, que é incondicional, pois só quando temos a plena certeza de que Deus age em relação a nós por meio do Seu amor não ficamos perdidos e confusos. Tudo o que Ele faz é para nos aperfeiçoar, mudar nosso caráter, moldar nossas vidas e nos levar a crescer para sermos como Jesus. A Sua justiça, que não é relativista ou parcial como a humana. Assim como Deus também sabe diferenciar aqueles que o servem com inteireza de coração.
           E a Sua fidelidade, que significa que Deus jamais vai deixar de cumprir com a sua Palavra, pois as Suas promessas independem de nós, ainda que sejamos infiéis e indiferentes ao seu amor, Ele permanecerá fiel, pois jamais poderá retroceder e negar a Si mesmo.
           Foi isso que Jó entendeu, que nenhum pensamento de Deus pode ser impedido, que Ele age em conformidade com a Sua Soberania.
           Muitas vezes não entendemos o que Deus está fazendo, por não conhecermos os Seus caminhos e propósitos. Quando Ele nos dá algo é visando o nosso bem; quando nos tira, é pela mesma razão; se temos que esperar uma bênção por algum tempo, também é para o nosso bem. Pois só Ele conhece o nosso futuro e sabe o que é melhor para nós.

Extraído da Devocional "A semente e a Boa Terra" - João Boás Marcondes
Reflita
  • Qual tem sido a sua atitude, diante de acontecimentos que você não entende, e que jamais esperava que viesse acontecer ou que não aconteceram?
  • O fato de Deus poder fazer tudo, não significa que Ele fará tudo, e como um Deus Soberano não nos deve satisfações dos Seus atos. No entanto, tudo o que Ele faz é motivado pelo Seu amor. Você acredita nisso?
  • Agora que você compreendeu um pouco mais sobre a Soberania de Deus, o que dirá às pessoas que não entendem o que está acontecendo à sua volta?
  • O que Deus está lhe falando através da Sua Palavra?
  • O que Deus está lhe mandando colocar em prática?
  • Quais são as promessas que Deus está lhe dando?
Ore

Pedindo que Deus lhe dê vitória sobre as áreas da sua vida, em que você precisa de ajuda.

Referências Adicionais

Jeremias 1:5; João 3:16; Romanos 8:28; Daniel 9:14; Malaquias 3:18; 2 Timóteo 2:3; Jeremias 29:11.

Siga-nos

Acompanhe nosso trabalho em nossas mídias

Onde Estamos

Rua Boa Esperança, 129
Alto Boqueirão, Curitiba - PR
81850-702